Pular para o conteúdo-A | +A

Bem-Vindo

ようこそ
Yôkoso

Sobre Nós
Logotipo Nihongo Brasil

Cultura

Conheça mais da cultura japonesa.
Tradicional, Pop e Nipo-Brasileira

Leia a Seção Cultura
Imagem da gravura japonesa ondas de kanagawa

Dados

Veja dados históricos e geográficos
do Japão e informações gerais

Leia os Dados do Japão
Dados - Globo terrestre voltado para o Japao com arquitetura tradicional e moderna em destaque no contorno do globo

Dicas

Dicas interessantes para o aprendizado
de japonês, pronunciação, etc.

Leia as Dicas
Imagem estilizada como gravura de uma raposa na neve, simbolo de esperteza no Japao

Contato

Entre em contato conosco

Entrar em Contato
Duas carpas de cor laranja com manchas em azul escuro formando um circulo
 

 
Deixe sua mensagem:
   twitter facebook feed de noticias   
Últimas Atualizações
Ganbatte (頑張って) em Ganbatte , 10 Feb 2017
YAKUDOSHI em Yakudoshi - Anos de Azar , 28 Jan 2017
Parceiros em Parceiros , 25 Jan 2017

YAKUDOSHI



As idades consideradas de azar no Japão

Yakudoshi (厄年) significa anos críticos ou anos de calamidade. Os japoneses acreditam que certas idades so consideradas se azar e que as pessoas ficam mais suscetíveis à desgraças, infortúnios ou doenças. É comum as pessoas visitarem os santuários no Japão em seus anos de azar para comprar amuletos da sorte e participar de cerimônias para afastar a possibilidade de ocorrer uma grande tragédia.

A crença em Yakudoshi começou no período Heian (794-1185) e  generalizada no Japão. A razão para a forte crença em Yakudoshi pode estar enraizada nas questes das transformações biológicas e emocionais que acontecem nas transições da idade adulta, meia idade e velhice, particularmente nos homens. Para as mulheres fazem menos sentido. Acredita-se que as grandes crises existenciais iniciais da vida da população feminina de antigamente começavam antes dos 20 anos, pois elas se casavam e tinham filhos cedo e envelheciam mais cedo também.

As idades de azar para os homens são 25, 42 e 61, e para as mulheres 19, 33 e 37, embora existam variações dependendo da região no Japão. As idades de 42 para homens e 33 para as mulheres são consideradas as mais críticas ("honyaku" - grande calamidade). Provavelmente a crença vem da fonética dos números 42 e 33 que parecem transmitir azar.


O número 42 pode ser pronunciado "shi-ni", que tem o mesmo fonema da palavra "morte", e e 33, quando pronunciado como "Sanzan" significa "duro", " terrível ", ou "desastroso". No ano de yakudoshi, os japoneses costumam ir a santuários para uma cerimônia para afastar o sofrimento e azar (yakubarai).

"O ano anterior e posterior ao Yakudoshi também são considerados críticos e azarados e portanto merecem cuidado redobrado." Muitas pessoas tambm acreditam que o ano anterior (maeyaku) e o ano após o yakudoshi (atoyaku) também so críticos e também deve-se tomar cuidado. Para a contagem da idade crítica, deve-se considerar o Kazoedoshi, ou seja, acrescentar 1 ano idade, devido ao tempo que estava no ventre durante a gestação.

Em determinadas regiões, por causa do Yakudoshi, as pessoas praticavam um rito bebendo saquê debaixo de uma árvore de ameixa existente nos templos com o objetivo de afastar as calamidades. Hoje em dia elas rezam com o saquê contido dentro de uma cabaça.

Yakudoshi
Quem ia aos templos ganhava um amuleto chamado de Ofuda para ser colocado em sua casa a fim de protegê-la. Quando passasse o ano do Yakudoshi, elas os devolviam, agradecendo por nada de mal ter acontecido.

Outra coisa a fazer para espantar o azar é a família e amigos darem uma festa para comemorar o aniversariante azarado. No ano seguinte é a vez do aniversariante dar a festa, nem que seja apenas com a família e poucos amigos. O que importa na verdade no é a festa em si.

 Yakuire é a festa que familiares e amigos oferecem à mulher aniversariante que completa 33 anos e ao homem, na comemoração de seus 42 anos (idade conhecida como "Taiyaku" ou "Hon'yaku" (mais perigosa). Na ocasião, o aniversariante tem que usar trajes do sexo oposto para "enganar o azar". O aniversariante também deve usar roupas vermelhas para trazer boa saúde, vitalidade e vida longa.

Há quem diga que se a pessoa não cumprir o ritual no ano certo, ganha 7 anos de azar, tendo que nos próximos 7 anos pagar sua festa de aniversário.

A cultura do Yakudoshi acaba por ensinar as pessoas que se deve tomar mais cuidado com a saúde física em momentos críticos da vida. No beber e comer demais, evitar atividades perigosas, nem fazer muito esforço físico e mental. Isso evitaria alguma tragédia.


Fonte:

https://virtualflavor.wordpress.com/2011/05/04/curiosidades-aniversarios-no-japao/
http://www.ipcdigital.com/nacional/ano-yakudoshi-entenda-a-supersticao-japonesa-sobre-as-idades-do-azar-e-as-licoes-por-tras-dela/
http://www.nippobrasil.com.br/culturatradicional/n054.php
http://www.japaoemfoco.com/yakudoshi-as-idades-consideradas-de-azar-no-japao/

 Nihongo Brasil - O melhor da língua e da cultura japonesa - 8 anos - 2008 ~ 2016

Creative Commons License
Nihongo Brasil by Rafael de Souza Queiroz is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. Based on a work at http://nihongobrasil.com.br.