Pular para o conteúdo-A | +A

Bem-Vindo

ようこそ
Yôkoso

Sobre Nós
Logotipo Nihongo Brasil

Cultura

Conheça mais da cultura japonesa.
Tradicional, Pop e Nipo-Brasileira

Leia a Seção Cultura
Imagem da gravura japonesa ondas de kanagawa

Dados

Veja dados históricos e geográficos
do Japão e informações gerais

Leia os Dados do Japão
Dados - Globo terrestre voltado para o Japao com arquitetura tradicional e moderna em destaque no contorno do globo

Dicas

Dicas interessantes para o aprendizado
de japonês, pronunciação, etc.

Leia as Dicas
Imagem estilizada como gravura de uma raposa na neve, simbolo de esperteza no Japao

Contato

Entre em contato conosco

Entrar em Contato
Duas carpas de cor laranja com manchas em azul escuro formando um circulo
 

 
Deixe sua mensagem:
   twitter facebook feed de noticias   
Últimas Atualizações
Ganbatte (頑張って) em Ganbatte , 10 Feb 2017
YAKUDOSHI em Yakudoshi - Anos de Azar , 28 Jan 2017
Parceiros em Parceiros , 25 Jan 2017

Feriados oficiais do Japão - 日本 の 記念日 - Nihon no Kinenbi



Gantan 元旦 - Ano Novo: 1º de janeiro

Seijin no Hi 成人の日- Dia da Maioridade: 2ª segunda-feira do mês de janeiro. Criado em 1948 para incentivar os jovens a assumir a então nova responsabilidade cívica de votar. As cerimônias são "realizadas para encorajar aqueles que entraram recentemente na vida adulta a tornarem-se membros auto-confiantes da sociedade".

Kenkoku Kinen no Hi 建国 記念 の 日 - Dia da Fundação do Japão: 11 de fevereiro. Neste dia, os japoneses celebram a fundação da sua nação e da linha imperial pelo seu primeiro imperador (possivelmente mítico).

Shunbun no Hi 春分の日 - Dia do Equinócio de Primavera: 21 de março. Devido a uma crença budista que nos equinócios Buda vem para a Terra salvar as almas perdidas, as famílias visitam os cemitérios, lavam os túmulos, queimam incenso, e levam flores, sake e ohagi (bolas de arroz cobertas com feijão azuki).

Showa no Hi昭和 の日 - Dia de Showa 29 de abril. Aniversário do ex-Imperador Showa. Antes de 2007, essa data era conhecida como "O dia do verde" (celebrado atualmente no dia 4 de Maio). O dia de Showa é parte da "Semana Dourada" (Ogata renkyu [大型連休] ou Ogon shukan[黄金週間]) do Japão.

Kenpô Kinenbi 憲法 記念日 - Dia Comemorativo da Constituição: 3 de maio. Foi o dia em que em 1947 a nova constituição pós-guerra foi colocada em prática.

Midori no Hi 緑の日 - Dia do Verde: 4 de maio. É dedicado ao meio ambiente e a natureza, porque o imperador adorava plantas e natureza. Antes de ser declarado como "Dia do Verde", era usado como feriado nacional de acordo com a lei que declara que se há um dia entre dois feriados ele também é (o famoso "enforcamento" de dias do Brasil).

Kodomo no Hi 子供の日 - Dia da Criança: 5 de maio. O Festival dos Meninos (Tango no Sekku 端午の節句) é celebrado nesse dia desde a era Nara. Embora o nome tenha mudado, os costumes continuam os mesmos. As famílias expressam o seu respeito pelas crianças e lhes desejam força pendurando carpas coloridas em forma de bandeiras em suas casas e decoram a sala de visitas com miniaturas de armaduras, espadas, arcos e flechas representando os heróis Kintaro [金太郎], Shoki [鍾馗] e Momotaro [桃太郎]. O Dia das Meninas continua sendo celcebrado no dia 3 de Março.

Umi no Hi 海の日 - Dia do Mar: 16 de julho. Instituido em 1996 para celebrar o mar do Japão, que é tão importante para o país. O dia marca o retorno do Imperador Meiji de uma viagem de barco para Hokkaido em 1876.

Keirô no Hi 敬老の日 - Dia de Respeito aos Idosos: 17 de setembro. Feriado nacional para recordar e mostrar o respeito para pessoas idosas. Há geralmente o costume de dar presentes, e cerimônias locais em todo o Japão.

Shuubun no Hi 秋分の日 - Dia do Equinócio de Outono: 23 de setembro. Semelhante ao Shunbun no Hi, as pessoas geralmente visitam túmulos de parentes nessa época.

Taiiku no Hi 体育の日 - Dia da Educação Física: 8 de outubro. Originalmente comemorado em 10 de outubro, instaurado em 1966 em comemoração à Olimpíada de Tokyo de 1964.

Bunka no Hi 文化の日 - Dia da Cultura: 3 de novembro. Comemorado originalmente como o aniversário do Imperador Meiji. Desde 1946 é recordado oficialmente como da "o dia cultura", comemorando a vida, a liberdade e a cultura.

Kinrô Kansha no Hi勤労 感謝 の 日 - Dia de Valorização do Trabalho: 23 de novembro

Tennô Tanjôbi 天皇 誕生日 - Natalício do Imperador: 23 de dezembro

Obs.: No Japão, quando os feriados caem num domingo, descansa-se na segunda-feira.

Referências:
http://www.yamasa.org/acjs/network/portugues/newsletter/things_japanese_24.html
http://lolipop-banzai.blogspot.com/2010/03/shunbun-no-hi-o-equinocio-da-primavera.html
http://www.nipocultura.com.br/?p=484
http://coloniabrasil.sites.uol.com.br/fj1.html

 Nihongo Brasil - O melhor da língua e da cultura japonesa - 8 anos - 2008 ~ 2016

Creative Commons License
Nihongo Brasil by Rafael de Souza Queiroz is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. Based on a work at http://nihongobrasil.com.br.