Pular para o conteúdo-A | +A

Bem-Vindo

ようこそ
Yôkoso

Sobre Nós
Logotipo Nihongo Brasil

Cultura

Conheça mais da cultura japonesa.
Tradicional, Pop e Nipo-Brasileira

Leia a Seção Cultura
Imagem da gravura japonesa ondas de kanagawa

Dados

Veja dados históricos e geográficos
do Japão e informações gerais

Leia os Dados do Japão
Dados - Globo terrestre voltado para o Japao com arquitetura tradicional e moderna em destaque no contorno do globo

Dicas

Dicas interessantes para o aprendizado
de japonês, pronunciação, etc.

Leia as Dicas
Imagem estilizada como gravura de uma raposa na neve, simbolo de esperteza no Japao

Contato

Entre em contato conosco

Entrar em Contato
Duas carpas de cor laranja com manchas em azul escuro formando um circulo
 

 
Deixe sua mensagem:
twitter facebook feed de noticias
Últimas Atualizações
Origami - 折り紙 em Origami , 11 Jul 2017
Ganbatte (頑張って) em Ganbatte , 10 Feb 2017
YAKUDOSHI em Yakudoshi - Anos de Azar , 28 Jan 2017

Matsuri Dance - 祭り ダンス - Dança de Festival



     Inspirado em danças tradicionais japonesas, principalmente o Bon Odori, essa dança que muitos  pensavam ser japonesa se tornou muito popular em eventos de anime e cultura  japonesa.

Matsuri Dance - Londrina - Interseinen

     Não se sabe dizer exatamente o ano em que começou, mas esse tipo de dança não se chamava Matsuri Dance. A primeira música foi Giza Giza Heart no Komori Uta, com  a coreografia criada a partir da junção do estilo pop com o tradicional Bom Odori, na cidade de Maringá, no interior do Paraná, onde há uma considerável  colônia japonesa. Pouco tempo depois, o mesmo grupo percussor criou uma  coreografia para a música Rhapsody in Blue, sendo que as duas músicas são as mais populares no Matsuri Dance.

     Em 2003, o Grupo Sansey da cidade de Londrina, também no interior do Paraná, lançou e registrou o nome do estilo. A primeira coreografia criada por eles foi Shima Uta, uma música muito tradicional. No início, as pessoas só dançavam as músicas juntos do Bon Odori numa celebração que ocorre durante o mês de Agosto, chamada Oterá.

     Com o tempo, começou a se espalhar em  festivais relacionados à cultura japonesa. As pessoas do grupo Sansey, perceberam que quando a música Giza Giza era tocada, todos gostavam e queriam dançar também. O grupo de Maringá ensinou o Rhapsody in Blue para o grupo Sansey, consolidando o Matsuri.

Matsuri Dance em Londrina

     Uma característica importante do Matsuri Dance é a preservação de passos tradicionais do Bon Odori, pelo menos um ou dois passos. O restante é inventado, fazendo uma mistura de inúmeros estilos, japoneses ou não.


Música Shima Uta, no Natal de 2008 na cidade de Londrina no Paraná. Observe bem a multidão que dança seguindo os mesmos passos

     Atualmente, as músicas mais famosas são Matsuri Danshaku (Orange Range), Bye Bye Boy e Yume  Miru Shoujo Ja Irarenai (Aikawa Nanase), além das clássicas Giza Giza, Rhapsody in Blue e Shima Uta.

     A facilidade como ele é ensinado o tornou cada vez mais popular, sendo que pessoas foram ensinando umas as outras, tornando-o uma atração a parte em  eventos de anime. Novas músicas foram adicionadas ao Matsuri, ampliando assim a  sua popularidade.

Por Nihongo Brasil     

Agradecimentos: Grupo Sansey - http://www.gruposansey.org.br/
Agradecimento Especial: Aline-Chan do Grupo Sansey

 Nihongo Brasil - O melhor da língua e da cultura japonesa - 8 anos - 2008 ~ 2016

Creative Commons License
Nihongo Brasil by Rafael de Souza Queiroz is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. Based on a work at http://nihongobrasil.com.br.