Pular para o conteúdo-A | +A

Bem-Vindo

ようこそ
Yôkoso

Sobre Nós
Logotipo Nihongo Brasil

Cultura

Conheça mais da cultura japonesa.
Tradicional, Pop e Nipo-Brasileira

Leia a Seção Cultura
Imagem da gravura japonesa ondas de kanagawa

Dados

Veja dados históricos e geográficos
do Japão e informações gerais

Leia os Dados do Japão
Dados - Globo terrestre voltado para o Japao com arquitetura tradicional e moderna em destaque no contorno do globo

Dicas

Dicas interessantes para o aprendizado
de japonês, pronunciação, etc.

Leia as Dicas
Imagem estilizada como gravura de uma raposa na neve, simbolo de esperteza no Japao

Contato

Entre em contato conosco

Entrar em Contato
Duas carpas de cor laranja com manchas em azul escuro formando um circulo
 

 
Deixe sua mensagem:
twitter facebook feed de noticias
Últimas Atualizações
Ganbatte (頑張って) em Ganbatte , 10 Feb 2017
YAKUDOSHI em Yakudoshi - Anos de Azar , 28 Jan 2017
Parceiros em Parceiros , 25 Jan 2017

Akaname - 垢舐



Akaname - 垢舐 - Desenho de Toriama Sekien

     O Akaname - 垢舐 - é um youkai da mitologia japonesa que aparece ilustrado por Toriama Sekien no seu primeiro livro Gazu Hyakki Yakou. Seu nome significa "lambedor de sujeira". O akaname é a "personificação do medo de usar o banheiro tarde da noite" de acordo com Yoka Hiroko no livro "Yokai Attack! The Japanese Monster Survival Guide".

     Sekien não deixou nenhuma explicação clara, mas acredita-se que ele baseou sua criação no aka-neburi (垢ねぶり) - que possui também o mesmo significado de akaname, uma criatura da história do período Edo chamada de Kokon Hyaku Monogatari Hyou‎ban (古今百物語評判 - Cem contos de reputação de todas as eras).

     Segundo a lenda, pode-se encontrá-lo nas casas de banho, banheiros e banheiras, sugando com sua língua longa qualquer desperdício que esteja ao seu alcance. Geralmente estão em casas de banho antigas e descuidadas. Quando não há ninguém por perto e lambe o lodo e a sujeira. De noite, os sons estranhos que saem dos banheiro podem ser que sejam alguns akanames ao invés de baratas e outros insetos.

Akaname - 垢舐 - Desenho moderno     É um ser benéfico apesar de sua aparência horrível e seu barulho perturbador que a sua lingua produz enquanto lambe a sujeira.  Ter um akaname em casa é desagradável, por isso a criatura serve como aviso para que sempre se mantenha o banheiro limpo. Como entram e saem dos banheiros não se sabe, mas o que importa é se depois de tudo realizaram a limpeza.


Referências:

http://obakemono.com/obake/akaname/
Livreto Criaturas de la Mitología Japonesa
http://en.wikipedia.org/wiki/Akaname

Abura Sumashi - 油すまし



Abura-sumashi

     O Abura-sumashi - 油すまし - é uma criatura do folclore da ilha de Amakusa na prefeitura de Kumamoto. Dizem que ele aparece no caminho montanhoso chamado Kusazumigoe - 草隅越.

      Abura -  油 - significa óleo em japonês, enquanto sumashi significa pressionar, apertar ou espremer no dialeto de Amakusa.

Leia a notícia completa »

Abura Akago - 油赤子



Abura Akago

     油赤子 Abura Akago (em alguns lugares escritos aburakago) é uma criatura da mitologia japonesa chamado de "bebê do óleo". Ele habita as redondezas das lamparinas à óleo para sugá-lo.

Leia a notícia completa »

Abumi-guchi - 鐙口



Abumiguchi

      O Abumi-guchi (ou abumi-kuchi, 鐙口, literalmente "boca de estribo", com tradução apropriada "estribo que reclama") é uma estranha criatura peluda ilustrada por Toriyama Sekien na obra Gazu Hyakki Yakō (鳥山石燕 画図百鬼夜行 - Coleção Ilustrada dos 100 demônios aleatórios).

     O Abumi-guchi é um tipo de tsukumogami (付喪神 - espírito artefato) formado a partir de um estribo (peça metálica onde se coloca o pé ao monta um cavalo) abandonado em batalha.

Leia a notícia completa »
 Nihongo Brasil - O melhor da língua e da cultura japonesa - 8 anos - 2008 ~ 2016

Creative Commons License
Nihongo Brasil by Rafael de Souza Queiroz is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License. Based on a work at http://nihongobrasil.com.br.