O Akaname - 垢舐 - é um youkai da mitologia japonesa que aparece ilustrado por Toriama Sekien no seu primeiro livro Gazu Hyakki Yakou. Seu nome significa "lambedor de sujeira". O akaname é a "personificação do medo de usar o banheiro tarde da noite" de acordo com Yoka Hiroko no livro "Yokai Attack! The Japanese Monster Survival Guide".
Sekien não deixou nenhuma explicação clara, mas acredita-se que ele baseou sua criação no aka-neburi (垢ねぶり) - que possui também o mesmo significado de akaname, uma criatura da história do período Edo chamada de Kokon Hyaku Monogatari Hyouban (古今百物語評判 - Cem contos de reputação de todas as eras).
Segundo a lenda, pode-se encontrá-lo nas casas de banho, banheiros e banheiras, sugando com sua língua longa qualquer desperdício que esteja ao seu alcance. Geralmente estão em casas de banho antigas e descuidadas. Quando não há ninguém por perto e lambe o lodo e a sujeira. De noite, os sons estranhos que saem dos banheiro podem ser que sejam alguns akanames ao invés de baratas e outros insetos.
É um ser benéfico apesar de sua aparência horrível e seu barulho perturbador que a sua lingua produz enquanto lambe a sujeira. Ter um akaname em casa é desagradável, por isso a criatura serve como aviso para que sempre se mantenha o banheiro limpo. Como entram e saem dos banheiros não se sabe, mas o que importa é se depois de tudo realizaram a limpeza.
O Abura-sumashi - 油すまし - é uma criatura do folclore da ilha de Amakusa na prefeitura de Kumamoto. Dizem que ele aparece no caminho montanhoso chamado Kusazumigoe - 草隅越.
Abura - 油 - significa óleo em japonês, enquanto sumashi significa pressionar, apertar ou espremer no dialeto de Amakusa.
油赤子 Abura Akago (em alguns lugares escritos aburakago) é uma criatura da mitologia japonesa chamado de "bebê do óleo". Ele habita as redondezas das lamparinas à óleo para sugá-lo.
O Abumi-guchi (ou abumi-kuchi, 鐙口, literalmente "boca de estribo", com tradução apropriada "estribo que reclama") é uma estranha criatura peluda ilustrada por Toriyama Sekien na obra Gazu Hyakki Yakō (鳥山石燕 画図百鬼夜行 - Coleção Ilustrada dos 100 demônios aleatórios).
O Abumi-guchi é um tipo de tsukumogami (付喪神 - espírito artefato) formado a partir de um estribo (peça metálica onde se coloca o pé ao monta um cavalo) abandonado em batalha.